A fotodepilação destrói o folículo piloso (conhecido como pêlo), utilizando flashes de luz controlados, deve ser mencionado que hoje, é uma das melhores técnicas estéticas de remoção de pêlos indesejáveis e sua redução de crescimento. O efeito de depilação dura até 5-8 anos, especialmente nas áreas de virilha axilas e pernas.
A energia da luz emitida pela máquina é transformada em calor de 70 graus Celsius, com uma duração de 2 milissegundos (ms) no interior da pele. O calor aplicado irá destruir ou desativar o folículo pela coagulação ou solidificação. Apenas os pêlos que se encontram na fase de crescimento ativo (anágena), serão destruídos. Os pêlos que se encontram nas fases catágena (deixaram de crescer) e telógena (entraram em repouso, antes de caírem) não serão afetadas.
Riscos associados à fotodepilação
O tratamento de fotodepilação, tal como qualquer outro tipo de intervenção deste género, não está isento de riscos. Começamos pelas contra-indicações relativas a este método de remoção de pêlos. Estes podem incluir doenças agudas e crônicas da pele, tumores malignos e benignos, processos inflamatórios ou doenças infecciosas, transtornos mentais, glaucoma, miopia progressiva diabetes alta, varizes, doenças do coração, a gravidez, bem como uma predisposição para formar quelóides.